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Mudar de escola não precisa ser um tabu

Ao contrário do que os pais possam pensar, as crianças têm uma capacidade muito mais fácil de se adaptar em um novo ambiente do que os adultos

iStockphotos / Thinkstock / Gettyimages




Mudar o filho de escola é uma decisão difícil para os pais. Seja porque a mensalidade ficou cara demais, a família precisou se mudar para um lugar mais longe, a criança repetiu de ano ou a  escola vai só até o ensino infantil ou uma parte do fundamental e agora seu filho vai para outra série, você decidiu que ele irá para outro colégio.

Depois de pesquisar e conhecer vários colégios, você finalmente decidiu onde seu filho estudará. Mas nem assim suas preocupações diminuíram. Sua ansiedade e expectativa agora giram em torno do seu filho: como ele irá se adaptar a esta mudança? Como ele será recebido no novo colégio?  Ele irá perder os amigos que tinha na outra escola?

Nada disso. Mônica Mazzo, Diretora Pedagógica do AB Sabin, conta que as crianças enfrentam esta mudança numa boa, especialmente se sentirem que os pais estão tranqüilos. Além disso, lembra a diretora, os professores também facilitarão neste processo, acolhendo o novo aluno, apresentando-o para sua nova turma e propiciando atividades lúdicas que visem criar vínculos.  

Em casa os pais também podem ajudar. Explique ao seu filho que ele não perderá os amiguinhos da escola anterior. As crianças poderão marcar encontros na casa um do outro, em um parque, em festas ou se falar por telefone. E que agora, além dos amiguinhos de outrora, ele fará novas amizades. Ou seja, a turminha da bagunça vai aumentar!


A criança que vai começar em uma escola nova tem que fazer uma adaptação?

“Sim. Todas as crianças da Educação Infantil passam por um processo de adaptação, pois é um novo espaço, novos profissionais, nova proposta e novos amigos que conhecerão. O desconhecido sempre provoca um mal estar, uma resistência e insegurança na criança. É um momento delicado, pois a família também se sente insegura diante do novo desafio”.

Como deve ser a adaptação?

“Durante uma semana a escola tem um horário especial, de 2 horas, para cada novo aluno. São desenvolvidas atividades especialmente planejadas para cativar, criar vínculos e tornar a escola um local prazeroso e lúdico. Os pais acompanham o novo aluno até a sala e aguardam na recepção, até terem um feedback da sua adaptação.
Se for preciso, eles são convidados a permanecer na sala, acompanhando a criança no desenvolvimento das atividades e auxiliando na construção do vínculo com a professora e auxiliar. Para os alunos provenientes de outras escolas, a professora responsável pela sala acolhe-o, apresenta-o para o grupo e tem estratégias para intervir no caso de resistência ao novo espaço.
Um recurso utilizado é a tutoria, em que colegas da sala tornam-se responsáveis em mostrar os espaços, brincar junto, fornecer brinquedos, tomar lanche junto e demais atividades conjuntas”.

Como os professores podem ajudar o novo aluno?

“Primeiro acolhendo-o na roda de conversa inicial e apresentando-o à classe, contando um pouco de sua história ou deixando-o contar. Com as turmas de 4 e 5 anos utilizamos a tutoria, mencionada acima. A professora e a auxiliar observam as atitudes e vão fazendo as intervenções necessárias.
É importante a acolhida da classe para que o novo aluno sinta-se seguro, acolhido e com novos amigos. O professor é um facilitador’.

Como os pais podem ajudar o filho, especialmente quando ele já tinha amiguinhos e agora vai para um ambiente novo, onde conhecerá novas crianças?

“É preciso, antes de tudo, que a família tenha total confiança na escola escolhida. Para isso, o AB Sabin propicia, anteriormente, um contato com a equipe pedagógica para conhecimento da proposta e filosofia da instituição. Neste encontro são esclarecidas as dúvidas pertinentes ao período de adaptação. A segurança da família em relação à escola e equipe pedagógica é o suporte para a criança iniciar o ano sem dificuldades.
Outra questão é mostrar ao filho que as amizades antigas vão continuar, em festas, parques, passeios e que ele ganhará mais amigos. Esta compreensão tranqüiliza as crianças. Encorajá-los, mostrar interesse pelo que estão fazendo, motivá-los e mostrar-lhes o ganho pelo fato de estarem na escola são condutas que ajudam as crianças a enfrentar este momento”.

As crianças se adaptam fácil quando mudam de colégio?

“A maioria das crianças se adapta com facilidade, porque elas têm uma adaptabilidade fantástica, muito diferente dos adultos. Se perceberem que os pais estão tranqüilos, felizes e motivados para o novo espaço, elas enfrentam este momento com naturalidade.
Isso agregado ao trabalho da equipe pedagógica, que faz da adaptação e socialização um momento mágico para a criança”.

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