Pages

Filhote de cão ou gato é um bom presente?

A resposta pode ser sim, se houver total certeza da posse responsável. Afinal, nunca é demais lembrar: animal não é brinquedo

Hemera / Thinkstock / Gettyimages

Se você não tem nenhum bicho de estimação em casa, mas os coleguinhas do seu filho têm, não estranhe se ele começar as pedir para você um filhote de cão ou gato. E, se você pretende atender ao desejo do seu filho, é preciso levar algumas coisas em consideração antes. Em primeiro lugar, converse com a criança e estabeleça algumas regras:  a criança pode alimentar o bichinho, ajudar a levar para passear, brincar e dar muito, muito carinho. Afinal, cães e gatos não são brinquedos e exigirão cuidados durante os próximos anos.
Feito isso, é hora de escolher o pet. E como avaliar qual o bichinho ideal? Quem orienta é a médica veterinária da PremieR Pet, Keila Regina de Godoy.
Feitos um para o outro
“Imagine uma criança pequena e agitada com um cão tranquilo e sonolento. A tendência é que a criança se frustre e o cão se canse. Temperamentos parecidos permitem que bicho e dono se tornem companheiros de vida. Nesse quesito, vale ressaltar: nem sempre o animal mais bonitinho (esteticamente) é o mais adequado. Crianças cheias de energia e curiosidade tendem a ter afinidade com raças com o mesmo perfil, como beagle, shih tzu, boxer, labrador”.
Tamanho é documento, sim!
“O porte do animal é outro aspecto que merece atenção. Animais grandes precisam de espaços maiores. Crianças pequenas podem não dar certo com animais de maior porte se não houver adestramento, pois há maior risco de incidentes. Além disso, o adestramento ajuda a manter um relacionamento saudável. Não são raros os casos de doação motivados pelo incômodo com hábitos inconvenientes dos bichos, como pular e morder. No caso de crianças, é importante educá-las para lidar com o animal e evitar comportamentos inadequados, como brincadeiras agressivas”.
Eles precisam de atenção
"Não é uma boa medida presentear com um cão quando a família passa todo o tempo fora de casa. O bicho sofre, mesmo aquele de temperamento mais tranquilo e menos dependente. Nesse caso, vale cogitar outra espécie de animal, como o gato, que é um pet de hábitos sanitários práticos, silencioso, independente e noturnos.  Naturalmente, ele tende a despertar para brincadeiras após as 18h, horário mais compatível com quem trabalha fora o dia todo”.

Gostaram? Beijos e não deixem de comentar ok?

0 comentários:

Postar um comentário