Pages

5 Dicas para a mulher dormir bem antes e depois do bebê nascer


Dividir as tarefas com a família, adotar uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos ajudam a mamãe a recuperar o sono atrasado

Jupiterimages / Thinkstock / Gettyimages

Quem é mãe, sabe: depois da maternidade, suas noites de sono nunca mais são as mesmas. A começar pela gravidez, uma vez que o tamanho da barriga dificulta encontrar posições confortáveis na cama ou porque você se levanta diversas vezes ao longo da noite para fazer xixi. “Para quem está habituado a dormir de 8 a 10 horas por noite, sem interrupções, levantar uma só vez para ir ao banheiro pode transtornar de tal forma a dinâmica da noite que a sensação pode ser a de uma noite inteira mal dormida”, explica o pediatra e homeopata Moisés Chencinski.
Os problemas não terminam depois do parto. “O bebê precisa mamar e isso pode ocorrer, pelo menos em intervalos de 2 a 4 horas, por períodos de 10 a 30 minutos de cada lado, nos primeiros 6 meses”, lembra o pediatra. Com cansaço acumulado, a mulher fica estressada, mau humorada e sem paciência.
“Não há mágicas e nem milagres. Nada substitui o sono a não ser o próprio sono. E o principal problema da mamãe não é ter sono e sim ter seu sono interrompido na hora de dormir e não ter o tempo para "compensar" essa sua necessidade em outro período do dia”, informa o médico.

Para amenizar o problema, o doutor Moisés dá algumas dicas:
1. É importante que se estabeleça uma rotina bem antes de o bebê nascer. Durante o pré-natal, as consultas de rotina podem ser usadas para troca de informações com o médico a respeito não só das alterações clínicas, como ganho de peso, náuseas e azias, problemas de pressão, como também, das angústias e preocupações que povoam o imaginário da futura mamãe e, porque não, do futuro papai.
2. O vínculo familiar é fundamental para que a mulher, futura mamãe, possa ter condições de cuidar de seu bebê. Essa atitude diminuirá a pressão nessa mãe, que poderá cuidar melhor de si para ter condições de cuidar melhor de seu bebê.
3. A mamãe não pode abrir mão de cuidar de si. Ioga, meditação, atividade física são importantes para que se atinja um equilíbrio e se recuperem energias despendidas.
4. Evite atividades que podem interferir no sono. Computadores, televisão, exercícios nos intervalos em que haja possibilidade de dormir devem ser trocados por outras atividades que facilitam a indução do sono, como banho morno, leitura, ambiente mais calmo, mais escuro, ouvir música relaxante, exercícios de respiração e até o leite morno. Enquanto isso, a família se encarregará de suprir a ação da mãe nos cuidados da casa e do bebê nas quais ela não seja indispensável.
5. Nos primeiros meses de vida do bebê, a mulher deve aproveitar para dormir sempre que o bebê pegar no sono e evitar alimentos estimulantes, como cafeína e álcool.
“Por mais difícil que possa parecer, a alimentação adequada, em horários regulares, hidratação, atividade física regular e estilo de vida saudável (não beber, não fumar e dormir bem) são a chave para que a gravidez, a maternidade, a amamentação e a vida após ter um filho não se transformem em um grande pesadelo para a futura mamãe”, recomenda o pediatra.

Você sabia?
Comstockimages / Thinkstock / Gettyimages

Trabalhos mostram que as mulheres acordam mais do que os homens durante a noite (44 minutos contra 30 minutos dos homens), mais marcante logo após o nascimento e nos anos durante o crescimento dos filhos, em parte pela insegurança na realização das tarefas e pela falta de um sono regular do bebê nos primeiros dias, gerando uma mãe mais cansada e depressiva.
As mães, mesmo as que trabalham, são duas vezes e meia mais propensas do que os pais a acordarem no meio do sono para tomar conta de seus filhos (no 1º ano de vida – 32% das mulheres e 11% dos homens entre 20.000 casos avaliados entre 2.003 e 2.007 – mesmo estudo / no 2º ano de vida 10% contra 2% e de 3 anos de vida ou mais 3% das mães e 1% dos pais).
E aí Mamães? Gostaram? espero ter ajudado, Beijos Rê

0 comentários:

Postar um comentário