Pages

10 Dicas para escolher uma boa escola para o seu filho


Professores capacitados, facilidade de comunicação com os educadores, metodologia de ensino condizente, acesso a portadores de necessidades especiais e higiene são alguns itens que devem ser observados

Digital Vision / Thinkstock / Gettyimages

Matricular o filho em uma escola ou mudá-lo para um outro colégio não é uma tarefa simples. São muitos fatores que devem ser levados em consideração, como a metodologia de ensino, o nível dos professores, a classificação da escola no ranking das melhores instituições de ensino... Estes são alguns pontos que os pais devem levar em consideração, afinal, uma boa escola poderá influenciar positiva ou negativamente o futuro do seu filho. E isso não tem a ver com o valor da mensalidade paga, mas com a boa qualidade de ensino. Flávio Koiti Eura, Diretor Adjunto do Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo, em São Paulo, dá algumas dicas para os pais não terem dúvidas quando passarem por isso.

1.       Verifique no site do colégio quais são os valores apresentados pela instituição, qual a sua missão e visão divulgadas como diferenciais. A informação deve ser coerente com as impressões que a visita ao local deva despertar. Levante também as classificações obtidas pela instituição em rankings nacionais, se porventura, o colégio escolhido tenha participado destes processos. Isto será muito útil mais adiante.

2.       Realize uma visita à instituição de ensino durante o período de aulas. É sempre bom verificar qual o tratamento dispensado por funcionários aos alunos no dia a dia do colégio, em questões pedagógicas e disciplinares. A atitude do aluno também reflete o meio em que se insere, sendo importante a observação de sua postura dentro do ambiente escolar.

3.       Verifique a limpeza do pátio e corredores, principalmente após os intervalos. Aproveite para visitar os banheiros e observar quais as condições apresentadas. Uma escola que desenvolve conceitos de cidadania resolve melhor a questão do ambiente, e é claro que isto é fundamental na formação de nossos filhos.

4.       Observe também quais são as condições de acessibilidade que o colégio mantém para portadores de necessidades especiais, um ambiente que preza, verdadeiramente, o espírito democrático e acesso às minorias deve ter um planejamento espacial bem desenvolvido. 
5.       Durante a visita converse com o funcionário sobre os valores que o colégio divulgou em seu site, verifique se realmente são conhecidos, estão em sintonia com as práticas, ou foram, simplesmente, colocados de forma mercadológica. Uma instituição de ensino deve ter a mesma preocupação no desenvolvimento de seu cliente interno e externo. Peça informações sobre os resultados externos obtidos pela instituição,verifique qual a importância dada para a comunicação interna, você pode ter problemas, mais tarde, com uma instituição que não se comunica bem internamente.

6.       Verifique qual a prioridade estabelecida em relação à capacitação contínua de seus professores. Existe uma política interna que envolva este processo? Quais os cursos mais recentes realizados pelos profissionais do estabelecimento?

7.       Pergunte como a instituição se programou para receber seus novos alunos. Existe um programa de integração, previamente definido, para auxiliar na socialização e respeito àquele que passa a integrar o corpo discente? Ou apenas a rotina se traduz em convocar o aluno um dia antes para apresentar o colégio?

8.       Converse com o coordenador sobre as estratégias adotadas pela instituição para aumentar o contato de seu aluno com o meio cultural, mecanismos que incentivem uma prática regular em atividades que se desenvolvam fora dos muros escolares. Solicite a programação cultural do colégio do ano anterior para análise.

9.       Questione como o colégio se organiza na separação de alunos em turmas, quais os pressupostos utilizados? Como se trabalha a recuperação na instituição? No próprio período de aulas ou em horários alternativos? As respostas serão indicadoras para se verificar se o local está de acordo com a visão da família.

10.    Associe o que foi visto durante a visita no colégio aos projetos apresentados pela Coordenação, pergunte se há conscientização sobre reciclagem do lixo com os alunos, associe com que se observou no pátio: disposição de lixeiras com cores diferenciadas, utilização correta pelos alunos das lixeiras com o material de descarte. Verifique se o discurso reflete o dia a dia ou apenas utiliza termos politicamente corretos.


0 comentários:

Postar um comentário