Pages

Alergia: saiba como se proteger



Manter a casa limpa e organizada é uma forma de prevenir contra as doenças respiratórias, mais comuns no outono, diz pediatra



iStockphoto / Thinkstock / Gettyimages

Com a chegada do outono, o ar fica mais seco e conseqüentemente, aumenta o número de casos de doenças respiratórias. Para quem já sofre com problemas respiratórios, o problema se agrava ainda mais. As crianças, especialmente até os três anos de idade, são as que mais sentem, porque não tem resistência suficiente e ficam mais expostas. Daí podem contrair otite, amigdalite, faringite, rinite, sinusite, bronquiolite, estado mal asmático e broncopneumonia.  


 “Vinte anos atrás, não havia tanta poluição e monóxido de carbono como hoje em dia. Além disso, a baixa umidade do ar causa ressecamento da mucosa nasal, desencadeando uma série de problemas”, conta o pediatra Hamilton Robledo, do Hospital São Camilo Pompéia. O médico lembra que a criança manifesta sinais de que está com alergia quando passa o dia bem, mas, ao chegar em casa, demonstra prurido nasal, coceira no nariz, espirros freqüentes, tosse e faz barulho com a língua (como um “clic” ao encostá-la no céu da boca, por causa de coceira no palato).

Uma forma de proteger quem você mais ama é manter a casa sempre bem limpinha. A seguir, o médico, ensina alguns cuidados que devem ser adotados e que podem fazer toda a diferença para a saúde de crianças e adultos.


Limpeza do quarto das crianças

“Jamais limpe a casa com as crianças por perto, especialmente se for varrer, porque ao passar a vassoura na casa, a poeira levanta. O ideal é passar um pano úmido, porque mobiliza a poeira em vez de espalhá-la. Produtos perfumados também devem ser evitados. O recomendado é utilizar apenas água e detergente para fazer a limpeza”.

O pediatra orienta que o quarto das crianças deve ser limpo duas vezes por semana, com pano úmido. Os bichos de pelúcia devem ser evitados, pois acumulam muito pó, é consequentemente, aumentam as chances das crianças adquirirem alergias. Os brinquedos não devem ficar expostos, mas guardados em baús ou caixas plásticas.



As camas não devem ser colocadas embaixo de janelas ou perto da porta, mas sim longe de saídas de ar. Se a criança pegar alguma corrente, pode ficar doente. “As bicamas também devem ser evitadas, pois acumulam muita sujeira”, diz o doutor Hamilton.

O médico lembra ainda que o colchão deve ser aspirado uma vez por semana e trocado a cada 10 anos. Os travesseiros também necessitam cuidados especiais. “Devem ser sintéticos, preferencialmente de espuma e lavados uma vez por mês. Também é recomendado o uso de capas em travesseiros e colchões”, lembra o pediatra.

A escolha dos lençóis também deve ser levada em conta. Poliéster e algodão liso são os tecidos recomendados.

“Os cobertores não devem ser guardados no quarto das crianças. E quando as crianças não estiverem em casa, deve-se deixar a porta do armário aberta para ventilar e não juntar mofo”, diz o doutor Hamilton.

Outra dica dada pelo pediatra é com relação às cortinas. “Jamais colocar persianas nos quartos das crianças, pois acumulam muita poeira, nem cortinas de tecidos que cheguem até o chão. As cortinas devem ser curtas, de material lavável, como poliéster e lavadas uma vez por mês”.

Em casas que possuem ar condicionado, o médico lembra que ele deve ser limpo semanalmente para não acumular fungos.


E no restante da casa


Poucas plantas
“O ideal é ter poucas plantas dentro de casa e se tiver, jamais deixá-las muito encharcadas, pois as plantas são responsáveis pelo aumento de fungos”.


Cada coisa em seu lugar
“As roupas que são pouco usadas não devem ficar no armário, mas encaixotadas. E quando for utilizá-las, não bater, nem chacoalhar”.


Limpeza de tapetes
“Dê preferência a carpetes de madeira, pois os carpetes de tecido, com o passar do tempo tem as fibras rompidas e acabam se entrelaçando. Com isso, a limpeza acaba sendo superficial e os fungos e ácaros continuam impregnados no carpete. Os tapetes e carpetes devem ser aspirados “.

Anotem tudo pois ajuda bastante!Bj

0 comentários:

Postar um comentário