Pages

Emagrecer com alimentos termogênicos



 Emagrecer se alimentando pode parecer uma grande contradição; porém, algumas substâncias ingeridas possuem esse poder. São os chamados termogênicos. Todas as atividades realizadas pelo corpo consomem energia. E isso inclui o processo digestivo, que pode ser usado a favor para emagrecer. No caso dos alimentos termogênicos, eles têm a capacidade de acelerar o metabolismo e aumentar a temperatura interna do corpo, o que facilita a queima de gordura.

Como o próprio nome diz, estes alimentos possuem um efeito térmico, que induzem o corpo a gastar energia durante o processo digestivo. “Como os termogênicos são pobres em calorias e ricos em fibras, o organismo precisa de mais energia para digeri-los. Quanto mais difícil a digestão, maior a estimulação do efeito térmico do alimento e, consequentemente, maior o gasto de calorias”, descreve o gastroenterologista Almino Cardoso Ramos.

Pimentões, pimenta vermelha, mostarda, gengibre, canela, linhaça, acelga, aspargos, couve, brócolis, laranja e kiwi estão entre a farta lista dos alimentos considerados termogênicos. Além destes, a cafeína, o guaraná, e o chá verde também, assim como as gorduras vegetais, gorduras de coco e produtos derivados do chocolate.
Até mesmo a água gelada pode ser incluída nesta lista, já que seu consumo também é muito eficiente para a queima de calorias. “Quando uma pessoa bebe diariamente de oito a dez copos de água gelada, isso faz com que ela queime cerca de 200 calorias, pois o corpo precisa de energia para elevar a temperatura do líquido de 5 para 37 graus Celsius, que é a temperatura ideal do nosso corpo”, revela Ramos.

Porém, o profissional alerta para o consumo demasiado deste tipo de comida, afirmando que o exagero é perigoso e pode levar a uma deficiência de nutrientes importantes e que são úteis para que o corpo funcione bem. “A ingestão destes alimentos em excesso pode gerar dores de cabeça, insônia, problemas digestivos, tonturas, entre outros malefícios. Pessoas com cardiopatias, hipertensão, enxaqueca, úlcera e alergias não devem abusar deles, pois podem levar ao aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismo e taquicardia”, reforça o gastroenterologista.

O profissional deixa claro a quem realmente deseja emagrecer a necessidade de se fazer uma dieta balanceada, sem muitas restrições e que combine corretamente quantidades e tipos diferenciados de alimentos. “A perda de peso requer, efetivamente, hábitos saudáveis à mesa e prática constante de exercícios físicos. Alimentar-se de forma equilibrada, sobretudo ingerindo moderadamente carboidratos, proteínas e fibras, é a melhor forma para chegar ao corpo ideal”, finaliza o médico.

Gostei dessa e vcs?Bj

0 comentários:

Postar um comentário