Pages

Alimentação balanceada para as Crianças

                                         
Antes de apresentar esse plano superambicioso, você precisa saber: não é de um dia para o outro que seu filho vai passar a comer direito. Mas, se você quer que isso aconteça, precisa parar e se dedicar com afinco. Sim, admitimos que vai ser trabalhoso e você vai precisar ter muita paciência, disposição e jogo de cintura para enfrentar a resistência que, com 100% de certeza, a criança vai ter. Para você escapar de todas essas armadilhas, montamos um esquema com sugestões de pequenas mudanças para fazer nas refeições em família por quatro semanas. Cada uma delas traz uma alteração principal – mudar tudo de uma vez seria mais complicado. Nas três primeiras estão as mais importantes. Na quarta e última você vai conseguir perceber o que deu, ou não, certo, quais necessitam de mais energia para funcionar e até mesmo fazer os últimos ajustes. Seu esforço vai ser recompensado vendo seu filho crescer feliz e saudável.
 1. Organize a rotina e o café da manhã
• Comece pelos horários. A criança precisa ter hora certa para acordar, comer, dormir (claro, o fim de semana pede uma flexibilidade maior). Quando isso não é bem definido, o apetite não aparece.
• Se seu filho estuda de manhã, é provável que vocês já acordem cedo. Se ele ainda não frequenta a escola ou estuda à tarde, é recomendado que o café da manhã seja servido entre 7 e 8 horas. Se ele é da turma que prefere ficar mais na cama, ponha para dormir dez minutos mais cedo. No dia seguinte, você acorda ele antes também, assim, sobra mais tempo para a refeição.
• Fique com ele à mesa, sua presença estimula a criança a comer. Para ter esse tempo a mais, deixe tudo o que conseguir pronto na noite anterior: lancheira, troca do uniforme, mesa posta e até os equipamentos de cozinha que você utiliza em cima da pia.
• O café da manhã deve ter: proteína (leite e derivados), carboidrato (pães e bolacha salgada, por exemplo, que dão energia), uma fruta e muita variedade.
• Se seu filho pulava essa refeição, comece pelo leite. É mais fácil aceitar líquidos no começo. Se ele só bebia leite, nos dois primeiros dias bata uma fruta junto e sirva pães com fatias de queijo, por exemplo. Ele não precisa comer, mas os alimentos têm de estar na mesa para ele saber que fazem parte da refeição. Se ele terminar de comer antes dos demais, peça, por exemplo, para montar o seu lanche e diga que ficou gostoso. Nos demais dias ofereça primeiro o pão com uma fatia de queijo, depois a fruta e, por último, o leite.
• Ficar sentado à mesa é o último desafio. Nada de TV ligada ou brinquedos por perto – se isso era costume, ele vai reclamar e chorar. Ainda que você se sinta culpado, não desista.

0 comentários:

Postar um comentário