Andar de bicicleta ajuda na coordenação motora, combate o sedentarismo e previne doenças como obesidade e colesterol. E o melhor: você pode se exercitar junto com o seu filho
Os adultos estão cansados de saber que, para manter a saúde é importante fazer uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas. Com as crianças é a mesma coisa. Não adianta se preocupar em servir uma alimentação balanceada e deixar seu filho passar o tempo livre na frente da TV ou do videogame. Estimular a garotada a fazer exercícios evita o sedentarismo, a obesidade e o colesterol, problemas que antigamente eram típicos dos adultos, mas que hoje fazem cada vez mais parte da rotina de muitas crianças.
E não pense que somente as crianças que estão obesas correm riscos. Há muitas crianças com o peso normal, mas que já apresentam colesterol justamente por causa dos maus hábitos.
Se você não deseja isso para o seu filho, que tal colocá-lo para fazer uma atividade física? Uma boa opção para iniciar os primeiros passos no esporte é a bicicleta, que pode ser encarada pela criança como uma atividade lúdica e recreativa.
“Pedalar auxilia na coordenação motora, fortalecimento muscular, condicionamento cardiovascular e gasto de energia, contribuindo para manter o bom humor na criança”, afirma Hassan Ahmed Yassine Neto, cirurgião torácico do Hospital São Luiz e coordenador médico do World Bike Tour 2012.
O médico conta que é aconselhável a criança começar a andar de bicicleta assim que ela tiver força para pedalar. E lugares não faltam para praticar. No litoral, há ciclovias e nas cidades, há muitos parques que possibilitam a prática esportiva. Em algumas cidades, como São Paulo, centenas de ruas têm algumas faixas fechadas exclusivamente para os ciclistas pedalarem aos domingos.
Outras vantagens de estimular a criança a andar de bicicleta é que o esporte não oferece contra-indicações. “As crianças são capazes de impor seus limites de resistência na execução de um exercício”, explica o médico. Além disso, os pais também podem pegar suas bicicletas e sair por aí pedalando com os filhos? Tem coisa melhor do que se exercitar em família?
O doutor Neto lembra que é preciso adotar alguns cuidados para garantir o bem-estar e saúde dos pequenos, como ingerir alimentos leves duas horas antes de se exercitar e usar capacete, cotoveleira e joelheira para segurança. “É fundamental que um adulto supervisione o passeio de bicicleta, principalmente, em locais abertos, pois a criança ainda não possui o instinto de defesa apurado”, explica o médico.
O especialista aconselha a começar os primeiros passeios de bicicleta de forma gradual e em locais planos para evitar, assim, fadigas musculares e outros desconfortos. “É preciso ter consciência de que o resultado almejado não é conquistado num único dia, por isso, o treino tem de ser frequente e gradual”, aconselha o médico. “O exercício inadequado pode levar a uma série de lesões, dores musculares e articulares”, adverte o doutor Neto. O uso de roupas leves e protetor solar também é fundamental.
10 motivos para sair por aí pedalando com o seu filho:
1. Combate estresse e depressão: As contrações cardíacas tornam-se mais eficazes e, com isso, o sangue chega mais rapidamente ao cérebro, diminuindo, assim, a incidência de ansiedade, angústia e depressão.
2. Desintoxica: com o aumento da sudorese durante a pedalada, o processo de metabolismo se acelera e contribui com a eliminação de substâncias tóxicas do organismo.
3. Emagrece: Combinadas a uma dieta saudável e com baixas calorias, as pedaladas auxiliam na perda e controle de peso, além de favorecer o emagrecimento, reduzindo a gordura corporal.
4. Faz ser mais feliz e ter bom sono: O ato de pedalar estimula a liberação das endorfinas (morfinas endógenas - que fazem com que o indivíduo seja mais feliz) e aumenta também os níveis de serotonina (o chamado hormônio da felicidade), gerando o relaxamento, fatores essenciais para um sono saudável.
5. Reduz colesterol e triglicérides: Com a prática constante do ciclismo, ocorre consumo das gorduras e diminuição do colesterol total e LDL (colesterol ruim), além dos triglicerídeos.
6. Evita o infarto: Ocorre também diminuição da glicemia, controlando a diabetes, que é fator de risco para a formação da placa aterosclerótica, que leva à angina e ao infarto agudo do miocárdio.
7. Diminui a pressão arterial: Pedalar com freqüência tonifica os vasos sanguíneos (artérias e veias) e faz com que eles relaxem mais facilmente, contribuindo com a diminuição da pressão arterial, que é um importante fator de risco para doenças coronarianas.
8. Aumenta a imunidade: com a melhora na contração cardíaca, o sistema imune fica estimulado e eleva a produção de glóbulos brancos, ajudando o organismo a se defender de vírus e bactérias.
9. Melhora a respiração: O esforço das pedaladas aumenta a freqüência cardíaca, melhorando oxigenação dos pulmões e dos tecidos.
10. Garante boa forma e fôlego de atleta: A prática recorrente do ciclismo tonifica os músculos das pernas, além de aumentar o desempenho aeróbico e cardiovascular.
Bora Pedalar!!
0 comentários:
Postar um comentário