Pages

Bons sonhos para a mãe e o bebê

Não há motivo para a mulher levantar no meio da noite para conferir se está tudo bem com o filho só porque ele não acordou no meio da noite chorando de fome ou de cólica

Pixland / Thinkstock / Gettyimages


Quase toda mãe de primeira viagem já viveu a seguinte situação: o recém-nascido mamou, dormiu e ficou quietinho no berço. Tão quietinho, que a mãe ficou preocupada. “Será que está tudo bem”? “Por que ele não acordou para mamar”?
Cheia de inseguranças, a mulher se levanta no meio da noite e vai ver se está tudo bem. Vai conferir se o filho está respirando normalmente.
Mas será que há motivo para se preocupar e perder o sono?

“Não, isso não é necessário. O que acontece é que as mães de “primeira viagem” ficam preocupadas se a criança está ou não respirando, se está tudo ok ou não. O fato de levantar-se toda hora para checar a respiração vai acabar com a sua noite de sono e você ficará esgotada para amamentar e cuidar do bebê no dia seguinte”, explica a doutora Cristina Abud de Almeida, pediatra do Hospital São Camilo.

Muitas mamães também se perguntam se o bebê estaria com algum problema, pois a respiração dele costuma ser diferente dos adultos. “A respiração do recém-nascido oscila entre um ritmo mais rápido com um ritmo mais lento com um intervalo entre eles de alguns segundos, às vezes emitem alguns sons”, tranqüiliza a médica.

Uma alternativa para a mamãe ficar mais relaxada e não se levantar a todo instante no meio da noite para conferir se está bem com o bebê é colocar uma babá eletrônica no quarto do filho. Entretanto, a pediatra faz uma ressalva.

“A babá eletrônica facilita quando a distância entre os quartos for grande, pois possibilita que a mãe ouça o choro da criança. Mas, às vezes, pode deixar os pais preocupados se a criança costuma emitir muitos sons quando dorme e, desta forma, além de deixar os pais em alerta, prejudica a qualidade de sono deles”, diz a médica.

Gostaram do Post?
 

0 comentários:

Postar um comentário