Pages

A Fisioterapia no processo de cura Física


A fisioterapia atua no processo de reabilitação física do indivíduo visando sua qualidade de vida e seu bem estar físico, através da recuperação de suas funções físicas.
Atua também na prevenção de diversas patologias e lesões que acometem o sistema locomotor, assim como suas recidivas, através de vários métodos, dentre outros, o alongamento e o fortalecimento da musculatura, a Massoterapia, o RPG (Reeducação Postural Global), e também através das orientações que o Fisioterapeuta passa aos seus pacientes. O tratamento fisioterápico já se tornou imprescindível para os pacientes de patologias ou traumas musculares e osteomusculares, pois sem este, grande parte dos pacientes não teriam condições de recuperar toda a função ou movimento lesionado, ou levariam um maior tempo para tal recuperação.

Assim, a fisioterapia acelera o processo de cicatrização, contribui na redução do processo inflamatório, previne e/ou reduz as aderências, que limitam a amplitude do movimento dos tecidos que sofreram algum tipo de trauma. Ela evita também, possíveis complicações que poderiam surgir após cirurgias ou longos períodos de imobilização, e alivia os quadros dolorosos. Existem certos casos cirúrgicos que dependem do tratamento fisioterápico para obter o resultado desejado, como no caso de cirurgias de joelho. Nas patologias reumatológicas, tais como artrite, artrose, gota, bursite e outras, ela ajuda a reduzir sua progressão e a minimizar seus incômodos, onde a rigidez articular, a dor e a inflamação estão sempre presentes e tendem a progredir. Portanto, a Fisioterapia tem importância fundamental no processo de cura, tanto pré e pós-operatória quanto pós acidente, bem como nas patologias osteomusculares e nas auto-degenerativas.
O tratamento fisioterápico, seja de cura e/ou de prevenção utiliza diversos recursos terapêuticos, que são escolhidos de acordo com as metas do tratamento e com os problemas que o paciente apresenta. Dentre outros, podemos citar a Cinesioterapia, a Termoterapia, a Crioterapia, a Eletroterapia, a Massoterapia e a Terapia Fisio-energética. A Cinesioterapia utiliza técnicas e exercícios terapêuticos que, de acordo com a necessidade, fortalecem a musculatura que está fraca, alongam a que está tensionada e tracionam e mobilizam as articulações presas. Ela proporciona equilíbrio muscular e articular, reduzindo os desconfortos causados por tal desequilíbrio. A Termoterapia trata através do calor, ajudando a relaxar a musculatura retraída e aumentando o seu metabolismo. A Crioterapia trata pelo frio (gelo), contendo a inflamação e anestesiando a dor. A Eletroterapia utiliza a corrente elétrica, que dependendo de sua modulação, pode funcionar como um analgésico para a região dolorida, como também pode estimular e fortalecer as fibras musculares lesionadas.
A Massoterapia é muito utilizada para o relaxamento da musculatura presa e para realizar a drenagem linfática. Entretanto, ela muito eficiente para o alívio de dores articulares e musculares, bem como para ativar a musculatura e melhorar a circulação. A Terapia Fisio-Energética é especialmente indicada em casos de problemas osteo-musculares, incluindo os de origem psico-emocional, tais como as doenças auto-degenerativas (artrite reumatóide, artrose, fibromialgia, dentre outras). Existem também as manipulações, que são técnicas manuais que realizam mobilizações e alongamentos passivos e trações das articulações, principalmente na coluna cervical e lombar. Assim, o papel da Fisioterapia é de extrema importância no processo de cura, pois ela intensifica a recuperação física, contribui para a máxima melhora das funções lesionadas, para a recuperação dos movimentos e melhora da dor. Consequentemente, ela proporciona bem estar físico geral. Na sua função preventiva, ela contribui também, para uma vida saudável e plena, sobretudo a partir da plenitude da realização física, quando começa o “entardecer da vida”.
Muito linda essa Profissão que eu escolhi né meninas? bjos

0 comentários:

Postar um comentário