Pages

Flacidez: Como lidar com o efeito Gelatina?




Até a palavra é feia: flácida. Só pela sonoridade a gente já sente a moleza gelatinosa não é mesmo? Esse pesadelo estético pode aparecer de diferentes maneiras no nosso corpo e no nosso rosto: após dietas rígidas (quando a pessoa perde muito peso rápido), depois da gravidez e com a idade mesmo. É a lei da gravidade: com o tempo as coisas amolecem e caem…ai!

Se não tem como evitar (um dia ela vai chegar, faz parte da vida) pelo menos podemos minimizar e retardar ao máximo o seu aparecimento. Pra começar é o básico: exercícios físicos, boa alimentação, proteção ao sol, tomar bastante água, dormir e evitar hábitos de vida que envelhecem (como cigarro, poluição e stress) é o cardápio principal para postergar a flacidez. 


Ginástica ainda é o meio mais eficiente de prevenção contra o medo de dar tchauzinho!
Ginástica ainda é o meio mais eficiente de prevenção contra o medo de dar tchauzinho!
Mas antes de falar dos tratamentos mais específicos é preciso explicar que existem dois tipos de flacidez: a muscular mais profunda proveniente do desgaste das fibras, e a flacidez na pele, mais superficial que resulta da desorganização progressiva das fibras de colágeno e elastina presentes na pele. 
Ambas podem ocorrer ao mesmo tempo (o mais comum) ou de maneira isolada.
Para a flacidez muscular o melhor tratamento são os exercícios físicos, especialmente a musculação e os exercícios localizados, e uma dieta balanceada rica em proteínas que é o principal ingrediente para os músculos.
Para a flacidez da pele seja ela do rosto e do corpo alguns tratamentos estão disponíveis:

1. Bioplastia: Um material denominado PMMA é injetado no corpo através de microcânulas (que fazem furinhos bem pequenos menores do que uma cabeça de alfinete na pele) que colocam as microesferas desse material no local desejado, tudo sob anestesia local. O material pode ser aderido aos ossos, músculos, gordura ou na pele, dependendo o efeito desejado. O procedimento leva entre 40 minutos e uma hora podendo ser realizado em clínica especializada ou em hospital. O paciente em geral vai para casa logo após o procedimento. Relatório completo sobre esse procedimento você encontra aqui .
2. Peeling profundo: O peeling profundo mais utilizado é o de fenol. O paciente deve ser submetido a uma sedação leve e, após limpeza e desengorduramento da pele, inicia-se a aplicação da solução, que é realizada por áreas: região frontal (testa), em seguida região infraorbitária (ao redor dos olhos), região malar (bochechas) e, por último, a região perioral e mentoniana (queixo), com intervalo de 20 minutos entre as aplicações. Logo após a aplicação, em decorrência da coagulação das proteínas, a pele torna-se branca (frost), e é acompanhada por ardor (que varia de leve a intenso). A seguir, coloca-se uma máscara de esparadrapo que permanece por 48 horas. A aplicação é dolorosa, devendo o paciente receber analgésicos e antiinflamatórios durante as primeiras 12 horas após o peeling. A maior indicação desse processo é para o envelhecimento severo da pele e para cicatrizes de acne. Mais detalhes sobre peelings você encontra no site da Dra. Denise Steiner de onde esse parágrafo foi retirado.

Para os casos mais criticos (o que obviamente não é o caso da moça da foto) só entrando na faca!
Para os casos mais críticos (o que obviamente não é o caso da moça da foto) só entrando na faca!
3. Lifting facial completo: É a cirurgia plástica de rejuvenescimento mais conhecida. É aquela em que se estica a pele para acabar com a flacidez. Os riscos são os comuns a qualquer cirurgia e a cicatriz existe (mas em geral é escondida atrás da orelha e embaixo do cabelo). O lifting é indicado para pessoas saudáveis físicas e mentalmente em idade mais avançada (em geral não antes dos 50 anos). Pode ser feita anestesia local com sedação ou anestesia geral em clinica especializada ou em hospital (preferencialmente). Quer saber mais entre aqui.
Nessas duas matérias da revista Corpo a corpo aqui aqui você pode encontrar uma série de outros tratamentos para combater a flacidez. Como o problema não é muito estudado pelasuniversidades não existe comprovação científica para a maioria desses tratamentos, então os resultados acabam dependendo da experiência clínica de cada profissional. Como eles são caros é muito importante que você só realize se tiver absoluta confiança no médico que está lhe indicando para que você não gaste dinheiro por algo que pode não funcionar.
Outra solução, especialmente para o rosto e para quem não tem uma flacidez tão pronunciada é usar cremes que contenham os seguintes ingredientes:
• Liftline: Extraído das proteínas do trigo e eficaz em concentração entre 3 e 5%.
• Tensine: Também extraído do trigo eficaz em concentração acima de 5%
• Raffermine: Retirado da membrana da soja,com efeito mais a longo prazo,e usado em concentração de 1 e 2%.
• Coup D´Eclat: para ser usado no corpo contendo lasinium C a 1%, exsyprotein a 2% e destilado de hamamelis a 25%.
• DMAE: O mais conhecido, retirado de peixes de água salgada em fórmulas de 3% a 10% com efeito firmador imediato e a longo prazo.
Abaixo alguns produtos prontos para controlar a flacidez mais interessantes do mercado:
Natura Sérum Intensivo de tratamento anti-sinais com concentrações clínicas dos principais ativos no combate ao envelhecimento: 5% de Vit C Pura e 5% de Elastinol. R$ 132, 20
Liftactiv Pro FPS 15 205g – Vichy R$ 108,11
Esses produtos são considerados dermocosméticos, ou seja, foram feitos estudos clínicos para comprovar a sua eficácia. 
Porém os estudos são feitos pelas próprias empresas com um número reduzido de voluntárias (em geral em torno de 50). Não há comparação com cremes tipo placebo (sem princípio ativo para tirar o efeito psicológico na voluntária) nem com outros produtos do mercado. O grau de satisfação em geral é ótimo, mas fica difícil comparar, por exemplo 90% das voluntárias que usaram o Substiane da La Roche-Posay disseram que sentiram a pele mais firme depois de 2 meses de uso, exatamente o mesmo percentual de satisfação das que usaram o Renew da Avon. Para ter sucesso com esse tipo de produto então é necessário primeiro consultar um médico, já que em geral são produtos que são péssimos para quem tem a pele oleosa sujeita a acne, por exemplo. 
Depois de garantir que o produto não fará mal só testando na pele ou esperando que mais estudos sejam feitos para assegurar que esses ingredientes são realmente eficazes. Como eles são, na grande maioria, indicado para quem tem pelo menos 50 anos acho que para grande parte das leitoras o melhor é esperar mesmo antes de ir testando, até porque são bem carinhos.
Se você não aguenta aguardar tem como opçaõ os produtos com o chamado Efeito Cinderela (para usar antes das festonas importantes e dar aquele up no rosto cansado). Eles em geral tem pouco efeito na flacidez no longo prazo mas funcionam como uma maquiagem para a flacidez do rosto.  Algumas opções deles:

Gostou da idéia mas achou caro? A dermatologista Dra. Ligia Kogos ajuda: “O tensine pode ser preparado como um creme em qualquer farmácia de manipulação. Peça para formular 5% de Tensine, 5% de Liftline, em uma loção cremosa oil free”. Creminho na mão, é só aplicar no corpo minutos antes do desfile. No desespero vale até apelar para o laquê que Dra. Ligia confirma. “Ele provoca o mesmo efeito magipack. Mas fique atenta a possíveis alergias. Ele não foi feito para seu utilizado na pele, e sim nos cabelos”, alerta. Na dúvida eu acho melhor não hein…não venham reclamar depois!
Ah sim, antes que eu me esqueça dizer a gelatina (em cápsulas ou ao preparada) infelizmente não combate o efeito gelatina da flacidez, sorry!
Ficou longo o post mas espero ter ajudado.
Até Mais!

0 comentários:

Postar um comentário