Pages

Perigo dentro de casa


Acidentes domésticos são mais comuns do que você imagina. Veja como evitar

Thinkstock / Gettyimages
Você sabia que grande parte dos atendimentos realizados em pronto socorros infantis é para tratar de acidentes domésticos? Queda de lugares altos, queimadura, afogamento, intoxicação por ingestão de remédios ou produtos de limpeza são alguns exemplos comuns que atingem crianças de 1 a 12 anos e que podem deixar seqüelas ou levar à morte.

“Crianças até 4 anos de idade estão mais sujeitas a sufocação e engasgamento, pois costumam levar tudo a boca como forma de ‘conhecer o mundo’. Crianças que estão começando a andar correm maior risco de afogamento em baldes e bacias, devido ao peso da cabeça, que ainda é bastante desproporcional em relação ao restante do corpo. 
A partir dos 6 anos, correm maior risco de atropelamento e quedas, pois arriscam-se mais e têm brincadeiras mais ousadas”, explica Jaqueline Magalhães, coordenadora de mobilização da ONG Criança Segura.

Como as crianças não sabem avaliar o perigo, os pais devem ficar sempre atentos aos filhos e supervisionar o que estão fazendo. 
“Para evitar acidentes com crianças no ambiente doméstico, este deve ser transformado em um local seguro. Também é preciso cuidado com as instalações elétricas, que necessitam que esteja com a manutenção em dia para evitar incêndios. As tomadas podem ser tampadas com protetores específicos ou com fitas que as crianças não consigam retirar nem perfurar com objetos metálicos”, ensina Jaqueline.
Ela lembra ainda que diversos locais da casa podem ser perigosos, mas que, se tomadas as medidas necessárias de prevenção, é possível torná-los seguros e prevenir acidentes. Confira:

Cozinha: este ambiente oferece alto risco de queimaduras e o ideal é manter as crianças afastadas da cozinha, principalmente no momento de preparo das refeições, com o fogão em funcionamento. É  importante manter os cabos das panelas sempre voltados para dentro do fogão para evitar que as crianças puxem, ou mesmo os adultos esbarrem, entornando líquido quente, como óleo. Sempre que possível utilizar as bocas de trás do fogão.

Área de serviço: neste local, é comum encontrarmos risco de intoxicação, devido aos produtos de limpeza ou mesmo venenos para insetos. É essencial que estes produtos sejam armazenados fora do alcance das crianças, de preferência em locais trancados e que sejam sempre mantidos em suas embalagens de origem, com os respectivos rótulos. O mesmo serve para os medicamentos.

Quarto do bebê: o bebê deve sempre dormir em seu berço, sozinho, e no momento de dormir, devem ser retirados os objetos macios e felpudos que possam ocasionar sufocação, como travesseiros, protetores de berço e ursinhos de pelúcia. O bebê nunca deve ser deixado sozinho sobre móveis como trocador, cama dos pais, sofá, pois podem acontecer quedas em poucos segundos.

Banheiro: o vaso sanitário deve estar sempre tampado para prevenção de afogamentos com crianças muito pequenas. Se houver medicamentos nesse cômodo, os mesmos devem ser armazenados em locais fora do alcance das crianças.

Sala: quinas de móveis devem ser cobertas com proteções macias para evitar acidentes com as crianças. Mesas e móveis de vidro oferecem também grande risco. Os móveis nunca devem ser posicionados próximos a janelas e sacadas, evitando quedas.

Janelas e sacadas: devem ter sempre proteção de telas ou redes de proteção.

Escadas: utilizar portãozinho no topo e no início da escada para evitar quedas de crianças que estão começando a andar.

Piscina: se houver piscina na casa, esta deve ser cercada e coberta e as crianças nunca devem fazer uso da mesma sem a supervisão de um adulto responsável. O uso de coletes salva-vidas também previne afogamentos.

Atenção SEMPRE!!!

0 comentários:

Postar um comentário