De acordo com levantamento feito pelo Ministério da Saúde, 16 estados brasileiros tem alto risco de sofrer uma epidemia de dengue neste começo de ano, época de muitas chuvas e calor, clima propenso para a proliferação do Aedes aegypti,mosquito transmissor da doença. São eles:
Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Tocantins, Mato Grosso, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Isso não significa que outras regiões do país estejam imunes à doença. É o caso de Roraima, Amapá, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, que estão com risco alto para a dengue e também precisam reforçar as ações de prevenção e combate à doença.
Só no ano passado, foram registrados um milhão de casos de dengue e mais de 500 mortes.
Este ano, o Governo Federal lançou um plano de ação para prevenir e controlar o aumento do número de casos, através de campanhas de conscientização da população, aumento de oferta dos leitos em postos e hospitais, orientações de agentes de turismo e fiscalização por profissionais de saúde.
Os ministérios da Saúde, Justiça, Casa Civil, Defesa, Meio Ambiente, Cidades, Educação, Trabalho e Emprego, Previdência e Secretaria de Comunicação Social (Secom, além dos governos estaduais e municipais também se uniram nesta força-tarefa para acabar com a dengue.
Em casa, você também pode e deve fazer a sua parte adotando medidas simples para prevenir a procriação do mosquito e evitar que sua família contraia a doença.
Confira:
Evite o acúmulo de água em embalagens vazias como garrafas e latas. Se não tiver jeito, deixe todas as garrafas e latas viradas com a boca para baixo para evitar o acúmulo de água;
Não deixe pneus abandonados no quintal, pois também são locais tradicionais de procriação dos mosquitos da dengue;
Mantenha o saco de lixo bem fechado e fora do alcance dos animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana. O ideal é deixar o saco de lixo dentro de uma lixeira fechada. Jamais jogue o lixo em terrenos baldios;
Mantenha a caixa d’agua completamente fechada para impedir que vire criadouro do mosquito;
Manter bem tampados tonéis e barris d’água;
Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta;
Lave semanalmente por dentro, com escova e sabão, os tanques utilizados para armazenar água;
Se você não colocou areia e acumulou água no pratinho de planta, lave com escova, aguá e sabão. Faça isso uma vez por semana;
Remova folhas e galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.
Se cada um fizer sua parte podemos acabar com a Dengue!
0 comentários:
Postar um comentário