Pages

Proteja sua família da dengue.

De acordo com levantamento feito pelo Ministério da Saúde, 16 estados brasileiros tem alto risco de sofrer uma epidemia de dengue neste começo de ano, época de muitas chuvas e calor, clima propenso para a proliferação do Aedes aegypti,mosquito transmissor da doença. São eles: 
Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Tocantins, Mato Grosso, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Isso não significa que outras regiões do país estejam imunes à doença. É o caso de Roraima, Amapá, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, que estão com risco alto para a dengue e também precisam reforçar as ações de prevenção e combate à doença.

Só no ano passado, foram registrados um milhão de casos de dengue e mais de 500 mortes.

Este ano, o Governo Federal lançou um plano de ação para prevenir e controlar o aumento do número de casos, através de campanhas de conscientização da população, aumento de oferta dos leitos em postos e hospitais, orientações de agentes de turismo e fiscalização por profissionais de saúde.

Os ministérios da Saúde, Justiça, Casa Civil, Defesa, Meio Ambiente, Cidades, Educação, Trabalho e Emprego, Previdência e Secretaria de Comunicação Social (Secom, além dos governos estaduais e municipais também se uniram nesta força-tarefa para acabar com a dengue.

Em casa, você também pode e deve fazer a sua parte adotando medidas simples para prevenir a procriação do mosquito e evitar que sua família contraia a doença. 

Confira:

Evite o acúmulo de água em embalagens vazias como garrafas e latas. Se não tiver jeito, deixe todas as garrafas e latas viradas com a boca para baixo para evitar o acúmulo de água;

Não deixe pneus abandonados no quintal, pois também são locais tradicionais de procriação dos mosquitos da dengue;

Mantenha o saco de lixo bem fechado e fora do alcance dos animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana. O ideal é deixar o saco de lixo dentro de uma lixeira fechada. Jamais jogue o lixo em terrenos baldios;

Mantenha a caixa d’agua completamente fechada para impedir que vire criadouro do mosquito;

Manter bem tampados tonéis e barris d’água;

Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta;

Lave semanalmente por dentro, com escova e sabão, os tanques utilizados para armazenar água;

Se você não colocou areia e acumulou água no pratinho de planta, lave com escova, aguá e sabão. Faça isso uma vez por semana;

Remova folhas e galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.

Se cada um fizer sua parte podemos acabar com a Dengue!

0 comentários:

Postar um comentário