Pages

Guia de raças de gatos

Engana-se quem pensa que os gatos são animais interesseiros e que só se apegam ao local em que vivem.  É claro que eles não são de fazer festa nem demonstrar euforia ou tristeza como os cães, mas também são afetuosos. Por trás do temperamento independente, existem gatos extremamente afetuosos e sensíveis. Conheça alguns tipos.

 
Abissínio
iStockphotos / Thinkstock / Gettyimages
Os primeiros registros de gatos domésticos surgiram no Egito, por volta de 2.500 a.C. O gato da raça abissínio é o que mais se assemelha aos gatos que existiram no passado, apesar da espécie ser de origem inglesa. O gato abissínio é calmo e desconfiado, mas quando se apega ao dono, costuma ser bastante brincalhão. Seu pelo é fino e suave.



Angorá turco
Jupiterimages / Thinkstock / Gettyimages
Uma das raças mais antigas de gatos, o Angorá Turco possui o pelo fino e muito sedoso. Seu temperamento é brincalhão e bastante amistoso.


Gato Azul da Rússia
iStockphotos / Thinkstock / Gettyimage
Considerado um gato exótico, possui pelo curto e é muito dócil. É silencioso e calmo, mas quando mia, o som parece uma melodia. É excelente caçador e uma das poucas raças de gatos que aceita ser conduzida em coleira.



Bengali
Hemera / Thinkstock / Gettyimages
Bengali é uma raça extremamente rara. Possui reflexos rápidos, é muito brincalhão, carinhoso e confiante. Seus olhos são grandes e arredondados e a pelagem é curta e sedosa e lembra a de um leopardo.



Birmanês
Hemera / Thinkstock / Gettyimages
De origem americana, descende das raças siamês e malaio. É uma gato que socializa mais com as pessoas. Também é afetuoso e bastante ágil. Recebe este nome porque acredita-se que a raça descende dos gatos antigo que eram criados nos templos budistas. Seu nariz é curto e ouço achatado e as patas são sempre brancas, apesar do corpo poder ser de outras cores. São muito inteligentes e bastante sociáveis.


Cornish Rex
#
Tem o pelo bem curto e pode se sentir incomodado nos dias frios e úmidos. Costuma ser bastante brincalhão.


Curl Americano
#
Dócil, brincalhão e extremamente companheiro. Assim é o gato da raça Curl Americano, que chama a atenção por causa de suas orelhas enroladas para trás, resultado de uma mutação genética. Sua pelagem é sedosa e de comprimento médio e não precisa de escovação constante.



Maine Coon
#
Mais conhecido como “gato gigante”, a raça é resultado do cruzamento de gatos americanos de pelos curtos com o Angorá e outras raças de pelos longos. Possui algumas características selvagens, mas também é bastante dócil com o dono. Seu pelo não necessita de cuidados muito especiais.

 
Persa
#
Acredita-se que tenha surgido na Pérsia (atual Irã). Possui corpo rechonchudo, pelo comprido e extremamente macio, que necessita de tratos constantes. São sensíveis ao frio, por isso, não é aconselhável que tomem banho com freqüência. Nesse caso, o mais recomendado é usar um xampu específico para gatos.


Ragdoll
#
Uma das raças de gatos que mais se dá bem com crianças. Quando acariciado pelo dono, o gato da raça Rangdoll fica tão relaxado que se esparrama todo, como se fosse um boneco de pano. A raça costuma crescer bastante e leva até três anos para atingir o tamanho de adulto. Possui pelagem comprida.



Siamês
#
É muito fácil reconhecer um siamês. Com seus olhos azuis e pelo fino acinzentado, movimenta-se de forma elegante. É fiel e bastante ciumento em relação a seu dono. É bastante independente e às vezes pode ignorar completamente demonstrações de carinho. A fêmea costuma dar um pouco mais de trabalho que o macho. Quando entra no cio, fica praticamente histérica e arranha tudo o que vê pela frente.


Sphynx
#
O Sphynx é um gato raro e que pode causar uma certa estranheza por não possuir pelo. Ele é magro, possui orelhas grandes e gosta de ficar em ambientes quentinhos justamente por causa da escassez de pelos. O gato Sphynx é esperto, inteligente, brincalhão e carinhoso. É basbtante comum nos Estados Unidos e Europa.


 
Somali
#
Se os gatos tem fama de dorminhocos, o Somali é uma exceção. Este gato dorme para recuperar as energias e no restante do tempo, prefere brincar e interagir com seu dono. Ele adora entrar em armários e locais fechados. A pelagem desta raça é semilonga e nos ombros possuis pelos duplos. Pode interagir com cães e aves desde sejam criados juntos no mesmo ambiente.



Gato Oriental
#
Com orelhas grandes e pontudas, pelo fino e curto, corpo esguio e cheio de dobrinhas, o gato Oriental é originário no Egito e descente do gato Siamês. São ótimos companheiros: doces, espertos e elétricos, também são ágeis e costumam pular alto. O gato Oriental mia bastante. É uma forma de se comunicar com seu dono.

Confesso que esse Último me deu medo...rsrsrs 

0 comentários:

Postar um comentário