Pages

Eles Gostam de Beliscar!

Diferente dos cães, que comem em horários regulares, os gatos devem se alimentar várias vezes ao dia


Hemera / Thinkstock / Gettyimages
Quem tem gato sabe bem que os bichanos costumam comer várias vezes ao dia, bem diferente dos cachorros. Mas, se você não tem, mas está pensando em adquirir um para a sua família, precisa saber que eles tem hábitos diferentes dos cachorros. E não se trata de frescura. De acordo com a veterinária Keila Regina de Godoy, da PremieR pet, dar apenas uma ou duas grandes porções diárias de ração prejudica o metabolismo do gato e o deixa mais predisposto aos cálculos urinários.
Mas o que fazer quando todos trabalham fora e ninguém fica em casa para alimentar o bichano conforme a necessidade dele? Keila recomenda deixar a alimentação à vontade, para que o próprio gato regule o intervalo entre as refeições. “Mas nunca se deve deixar disponível uma quantidade total diária maior do que a recomendada pelo fabricante”, diz ela.
A veterinária alerta também sobre outro problema:  nenhum gato pode ficar mais de 48 horas em jejum, pois iniciam um processo de degeneração hepática que pode levar a morte. “Gatos, diferentemente dos cães, são extremamente seletivos e quando não gostam de um alimento novo, mesmo penalizados pelo jejum forçado, não o comem. Assim, se em 24 horas um gato não aceitar um novo alimento, não se deve forçar, mas procurar outra alternativa também de boa qualidade”, destaca a especialista.

Ração ou comida caseira? O que é mais indicado para os gatos?
“Sem dúvida, o mais indicado são as rações industrializadas de alta qualidade. Elas são completas e balanceadas e oferecem todos os cuidados para manutenção da saúde e beleza dos gatos em todas as fases da vida”.

Quantas vezes por dia os gatos podem comer?
“Os gatos tem por natureza o hábito de se alimentar diversas vezes ao dia, independente da faixa etária. No entanto, a maioria dos donos não consegue fornecer várias refeições, por questões de rotina e tempo. O problema é que dar apenas uma ou duas grandes porções diárias prejudicam o metabolismo do bichano e o deixam mais predisposto aos cálculos urinários.

O ideal é deixar a alimentação à vontade, para que o próprio gato regule o intervalo entre as refeições. Além disso, a dica é evitar os petiscos, pois podem prejudicar o balanceamento nutricional, diminuindo ou anulando o efeito sobre a prevenção dos cálculos urinários. Sem contar que podem levar à obesidade, especialmente no caso dos felinos castrados e sedentários”.

Por que ao contrário dos cachorros, os gatos costumam beliscar e comer várias vezes ao dia?

“Porque este é um hábito herdado de seus ancestrais: na natureza, os gatos se alimentavam de pequenos roedores, e assim, para conseguir todas as calorias necessárias no dia, precisavam realizar diversas refeições, já que um único roedor não supria todas as suas necessidades. Os ancestrais dos cães, ao contrário, conseguiam caçar presas maiores e faziam assim uma única grande refeição, que já supria toda sua necessidade para o dia todo”.

Posso dar ração de cachorro para o meu gato?

“Não é adequado, pois os gatos possuem muitas necessidades específicas que não podem ser atendidas por um alimento para cães”.

O leite está liberado para gatos?
“Ao longo da infância, à medida que vão se tornando adultos, os gatos vão perdendo a capacidade de digerir o leite e ficam propensos à flatulência e diarréias, já que o leite não digerido pode fermentar e trazer as desordens intestinais”.

E os peixes?

“O único peixe não recomendado para gatos é a sardinha. Todos os demais podem ser consumidos com moderação, ou seja, nunca devem substituir a alimentação balanceada. O ideal é fornecer o filé do peixe para evitar acidentes com os espinhos”.

Gostaram? então deixe seu comentário..bjos!!

1 comentários:

NutriNobre disse...

Adoooorei o post, agora que tenho a Liz, gosto de conhecer mais sobre os gatinhos rs, demais!

Postar um comentário