Pages

Creche, escola ou babá?

As opções para seu filho ser cuidado enquanto você volta ao trabalho.


Quando vai chegando ao fim a licença maternidade, a mulher se vê cercada de dúvidas com relação ao futuro do bebê.
Com quem deixar a criança na volta ao trabalho? É melhor contratar uma babá e manter o bebê por mais um período em casa, mandá-lo para a creche para que possa conviver com outras crianças desde cedo, ou deixar sob os cuidados da avó?

Toda mãe enfrenta esse dilema, mas você verá que no final tudo dará certo. Pese muito bem os prós e contras em cada situação, troque ideias com pessoas que tem filhos e que também já passaram por isso e não tome nenhuma decisão precipitada.


Na casa da vovó
“A principal regra para auxiliar na escolha de quem ficará com a criança é confiança. Os pais precisam estar seguros de que a pessoa designada a tal cuidado é totalmente capaz de realizar a tarefa e que na ocorrência de algum evento acidental sério, os pais serão contatados imediatamente. Deixar com a avó pode ser mais vantajoso no sentido de ser uma pessoa experiente da família e já ser uma figura conhecida da criança.

Ela alerta que as avós que tomam conta dos netos devem estar cientes de que exercerão um papel complementar ao dos pais e que devem seguir as regras e rotinas impostas por eles. Aquele ditado popular ‘os pais educam enquanto os avós deseducam’ não pode servir para avós que se comprometeram a ficar com a criança todos os dias. Criança precisa de regras e rotinas e os avós terão papel importante para a educação desta criança.

  O vínculo com a avó deve ser preservado. No século passado as famílias tinham uma estrutura com tias e avós que possibilitava cuidar dos netos. Hoje não é mais assim. As avós também trabalham fora. Além disso, a avó não tem que educar, ela tem uma função de se redimir de tudo o que ela fez com os filhos. As crianças devem crescer com lembranças boas, ‘de como era bom ficar na casa da minha avó’. A função da avó é ser boa e generosa. Não é possível deixar a avó responsável por dar amor e educação ao mesmo tempo.

Então...escolham e confiem ok?
Bjos

0 comentários:

Postar um comentário