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Atividades físicas no pós-parto



Você teve bebê e não vê a hora de recuperar a forma, ainda mais quando a mídia mostra artistas que acabaram de dar à luz com o corpo perfeito de novo, não é mesmo? 
Provavelmente você ainda deve se perguntar: “como é que ela conseguiu emagrecer em tão pouco tempo”? Calma. Em primeiro lugar, saiba que cada organismo reage de uma forma diferente. Algumas mulheres perdem peso rapidamente e outras nem tanto.
Se este é o seu caso, não precisa entrar em pânico, muito menos fazer dietas malucas que possam colocar sua saúde em risco e refletir na amamentação.
Converse com seu médico, peça orientações sobre como deverá ser sua alimentação e saiba a partir de quando você poderá praticar alguma atividade física.
Algumas academias oferecem aulas específicas para mulheres que acabaram de ter filhos.

Quando a mulher deve iniciar o programa pós-parto?
“Após a quarentena e ou liberação médica”.

Quais são as atividades indicadas e quais as funções de cada uma?
“O programa pós-parto oferece uma atividade principal e atividades complementares. A atividade principal tem o objetivo de alcançar com segurança e eficiência a volta do tônus abdominal e postural, alinhamento pélvico e relaxamento das tensões devido à amamentação e alongamento. Para complementa, a mulher deve ter um acompanhamento nas atividades aeróbias e de fortalecimento muscular geral. Após este período de adaptação, a mulher pode ter alta para realizar outra atividades como pilates, yoga e outras práticas esportivas”.


É possível dizer quanto tempo mais rápido a mulher recupera a forma comparada com aquelas que não fazem atividade física no pós-parto?
“Isto é muito complexo. O quadro envolve a amamentação e alimentação, que nesta fase tem o peso muito grande em relação à composição corporal da mamãe. Ao amamentar, a mulher chega a perder até 1000 calorias por dia. Somado a uma boa alimentação e atividade bem orientada, ela emagrece mais rápido. É um processo natural. A mulher não deve ficar ansiosa, pois ela irá perder peso devido à nova rotina. Caso ela não amamente, perderá peso mais lentamente, porém pode aumentar a intensidade das atividades mais rapidamente. Agora, a mamãe que não amamenta, não faz exercícios e se alimenta em demasia demora muito para voltar ao seu peso ou talvez nem volte.

Algumas mulheres tem receio de que fazer atividades no pós-parto pode secar o leite. Isso é verdade?
“Se a mulher exagerar e não se hidratar, com certeza ele vai desidratar. O que pode sim prejudicar a fabricação do leite. Porém a atividade física bem orientada faz muito bem para a mulher. Ela readquire mais rapidamente a auto-estima, volta à forma mais rápido, sai da rotina cansativa que exige esta fase e pode amamentar com segurança seu bebê”.

É isso aí, vamos nos cuidar ....Bjo.

2 comentários:

Papo Nutricional disse...

Ótima matéria Rê.. Parabéns! =)

Lília Ferreira disse...

Mamiis... vejo que quando eu me casar com
tudos nos conformes vou ser uma boa esposa,
uma mãe maravilhosa e uma profissional de sucesso
com tantas matérias legais viu??
E o Mingau... ADOREEEEEEEEEEEI *-*
Eu sou muito bebezona daí fico rodando o mouse
pra ele girar a cabecinha e morro de dar risada
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Um beijão meu anjo =)

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