Pages

Aprenda truques práticos para acabar com as olheiras

Existem diversas causas para o aparecimento de olheiras. "Conhecida como pigmentação periorbitária, ela é multifatorial. Ou seja, possui vários fatores associados à sua presença: aspectos anatômicos e de pigmentação da pele, que podem ter influencia genética, além de fatores vasculares associados, por exemplo, a noites mal dormidas e problemas respiratórios", explica a coordenadora do ambulatório especializado em cosmiatria (ramo da dermatologia voltado para a estética) da Unicamp, Raquel Tancsik Cordeiro.

Desta forma, segundo a especialista, o tratamento depende de qual fator é predominante. "Existem cremes que podem amenizar o aspecto das olheiras, assim como procedimentos, como preenchimentos, aplicação de laser ou luz pulsada". O aparelho, que utiliza a luz como forma de tratamento, pode atenuar o escurecimento da pele. Usa-se uma faixa de luz compatível com a melanina e a hemoglobina, atingindo a pigmentação escura provocada pela primeira ou azulada ou arroxeada, causada pela concentração da outra.

A genética é responsável pelas olheiras relacionadas ao excesso de vascularização, ou seja, concentração desproporcional de vasos sob a pálpebra. "Dessa forma, ao esticar a pálpebra inferior, inúmeros vasos podem ser visualizados", afirma a dermatologista Carla Albuquerque.

Agora, se seu objetivo é só diminuir a cara de cansaço, aposte nos truques abaixo para dar uma aliviada no aspecto das olheiras:

Compressas de chá