Pages

Alimentos amigos da dieta podem engordar se consumidos sem cuidado!!

Alguns alimentos são conhecidos como amigos da alimentação saudável, e sempre são citados em cardápios de dieta, como a barrinhas de cereais, aveia, cereais matinais em geral e iogurte. Mas o consumo excessivo desses produtos também pode atrapalhar a perda de peso e fazer mal a saúde. É verdade que eles realmente são boas opções quando comprados e consumidos com cuidado e sem exagero, mas o que anda acontecendo é que as pessoas não se preocupam mais em ler as características dos alimentos que estão comendo nas embalagens. A reeducação alimentar não é apenas lembrar alimentos que podem ser consumidos, mas sim descobrir por si só como escolher as melhores opções nas estantes do supermercado. 
As pessoas não se preocupam mais em ler nas embalagens as características dos alimentos que estão comendo
Um bom exemplo é a barrinha de cereal. Comer uma delas é mais saudável do que atacar uma caixa de bombons do meio da tarde, mas elas também não devem ser consumidas como se não tivessem calorias. Veja alguns alimentos que muitos consideram saudáveis, mas que sofrem restrições. 
Cereais matinais - Nem todos protegem o sistema cardiovascular, como se acredita. Você deve preferir os que contenham menos de cinco gramas de açúcar e ao menos 4/5 gramas de fibras por porção. Na dúvida, escolha produtos com o selo de aprovação da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). É uma garantia de estar comprando alimentos diferenciados, elaborados de acordo com padrões nacionais e internacionais.

Aveia - Ajuda a reduzir o colesterol e tem efeito benéfico ao organismo. Mas, a aveia que se compra ensacada, misturada com açúcar e conservantes, quase sempre apresenta excesso de calorias. Melhor adquirir a orgânica e preparar sua tigela em casa, acrescentando amêndoas e poucas frutas secas também orgânicas. Junte canela em pó para ficar mais saborosa.

Iogurte - Você já leu alguma vez em uma embalagem de iogurte industrializado quantas calorias ele contém? Escolher bem o iogurte que você está consumindo só trará benefícios ao seu corpo. Quase todos os iogurtes possuem bactérias pró-bióticas que melhoram o funcionamento de nosso intestino, mas não tomar cuidado com o iogurte pode ser uma fria. Ao comprar um iogurte, procure as versões com menos açúcares ou conservantes. E atenção para os acompanhamentos dos frozen iogurt. Você pode consumir mais calorias do que em uma refeição inteira se colocar caldas, chocolates e bolachas no seu pote de iogurte. 

Barra de cereais - A maioria é rica em açúcar, e ela pode conter até 250 calorias se estiver cobertura de chocolate. Além de fibras, a maioria dessas barrinhas mais vendidas tem poucos nutrientes. Por 250 calorias você pode comer uma boa salada ou bolachas crackers enriquecidas com grãos, acompanhadas de certos tipos de queijo brancos. Melhor uma refeição bem feita do que a praticidade de uma barra mal escolhida.

Lembre-se: na hora de ter uma alimentação saudável é preciso ter cuidado e escolher bem mesmo aqueles produtos que podem fazer bem à saúde. No nosso próximo encontro, trarei novas dicas para vocês.

Bjos!!!

2 comentários:

Rosa e Outras Cores disse...

Eu tenho um sério problema com dietas justamente porque não consigo comer nada disso.
To adorando as dicas Rê, muito úteis e sempre se preocupando com bem-estar da mulherada. Sucesso menina, beijo beeijo =D

Dry disse...

Nossa.. eu precisava ler isso. Tenho lanchado barras de cereais durante a semana e ainda sinto fome.. vou passar a intercalar com frutas e bolachas de água e sal! Otimo post para pessoas que, assim como eu, vivem da dieta :)

Bjos Re ^^

Postar um comentário